top of page
  • spce-sec

1 .º webinar Avaliações Internacionais de Larga Escala: Portugal à Procura de uma Pertença global

Realizou-se no passado dia 15 de dezembro o primeiro webinar de um ciclo de conversas virtuais abertas ao público e que serão realizadas mensalmente.




Grandes estudos internacionais, como o PISA (Programme for International Student Assessment), o TIMSS (Trends in International Mathematics and Science Study), o PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study) ou o TALIS (Teaching and Learning International Survey), ainda que recentes na sua implementação, tornaram-se uma das principais tecnologias de governação nos campos da educação e formação. Esta dimensão de governação global, no seu papel formador de políticas educativas e de mediador internacional do conhecimento e articulada ao exercício de um tipo particular de regulação tem, não obstante, sido questionada por uma vasta literatura crítica.


No webinar analisou-se o tema da mobilização e disseminação das avaliações internacionais de larga escala e dos fundamentos e fatores que determinaram a decisão política da participação de Portugal nessas avaliações e, em particular, no PISA.


O webinar contou com a participação de Teresa Teixeira Lopo (investigadora do projeto Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015) e os comentários de Almerindo Janela Afonso (Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da SPCE e investigador do CeiED – Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho) e de António Teodoro (Diretor do CeiED e Coordenador do projeto e Coordenador do projeto Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015).



42 visualizações0 comentário
bottom of page